Social Icons

sábado, 10 de setembro de 2011

As camadas da Terra

O planeta Terra é constituído por diversos setores ou ambientes, alguns dos quais permitem acesso direto, como a atmosfera, a hidrosfera (incluindo rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras), a biosfera (conjunto dos seres vivos) e a superfície da parte rochosa.
O aumento da temperatura no interior da Terra em 1° C a cada 33 metros de profundidade nas camadas superficiais é chamado de grau geotérmico. No entanto, a temperatura não continua a aumentar nessa proporção até o centro da Terra, a 6.400 km. Calcula-se que no interior da Terra a temperatura chegue a 4.000° C. Também por este motivo, os estudos diretos sobre a constituição interior da Terra ainda são pouco significativos. Para termos um parâmetro, as perfurações de poços de petróleo atingem, em média, cerca de 10 km de profundidade. Uma profundidade pouco reveladora em relação aos 6.400 km que separam a superfície do centro do núcleo terrestre.
O estudo da propagação das ondas sísmicas geradas por abalos sísmicos e terremotos constitui uma das melhores maneiras de estudar indiretamente o interior da Terra, Com o auxílio de sismógrafos é possível mensurar a velocidade de propagação das ondas e a alteração de sua velocidade até chegar a superfície, fato que ajuda a comprovar a heterogeneidade na sua estrutura interna.
Para representar a heterogeneidade do interior da Terra utiliza-se dois modelos principais, que representam as diversas camadas interiores do planeta. Um deles foi elaborado conforme a composição química dos materiais; o outro, segundo o comportamento físico dos mesmos.

Clique na imagem para ampliar.

0 comentários :

Postar um comentário