Social Icons

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Infraestrutura para monitoramento da ionosfera na América do Sul

A infraestrutura para monitoramento da ionosfera na América do Sul será discutida em fevereiro no INPE. 
Estão abertas as inscrições gratuitas para o workshop do projeto Monitoring Ionosphere Over South America (MIMOSA), que acontece em 26 de fevereiro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto MIMOSA mapeará sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera. 
“Haverá pesquisa e busca de competências para levantar a infraestrutura atual e estabelecer como esta pode ser integrada a futuras novas instalações, para efetivamente apoiar ou ampliar as atividades em clima espacial relacionadas a operações GNSS (sistemas globais de navegação por satélites)”, informa a pesquisadora Emilia Correia, do INPE, sobre o MIMOSA.
Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o MIMOSA tem a colaboração do INPE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.  

O workshop no INPE, para disseminar o projeto e promover a colaboração com universidades e instituições públicas e privadas na América do Sul, também servirá para identificar os sistemas atuais de monitoramento da ionosfera (GNSS e outros).

Além de promover o contato com as instituições interessadas em hospedar novos instrumentos ou compartilhar os dados existentes, o workshop discutirá o acesso ao estado-da-arte no campo de pesquisa e estimulará colaborações para novas atividades e futuros serviços.

Fonte: INPE

0 comentários :

Postar um comentário