Social Icons

sábado, 12 de março de 2011

Escala Richter

Quando ocorre um terremoto, sempre é falado sobre quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter. Mas afinal, o que é e como funciona essa unidade de medida?
A escala de medida de energia sísmica liberada por terremotos conhecida como Richter surgiu em 1935, idealizada pelo sismólogo americano Charles F. Richter. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, Richter criou um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.
A primeira escala Richter apontou o grau zero para o menor terremoto passível de medição pelos instrumentos existentes à época. Atualmente, a sofisticação dos equipamentos tornou possível a detecção de tremores ainda menores do que os associados ao grau zero, e ocorre a medição de terremotos de graus negativos na escala Richter.
Teoricamente, a escala Richter não possui limite. De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, aconteceram três terremotos com magnitude maior do que nove na escala Richter desde que a medição começou a ser feita.

Entenda os efeitos dos terremotos
Os sismólogos usam a escala de magnitude para representar a energia sísmica liberada por cada terremoto. Veja abaixo a tabela com os efeitos típicos de cada terremoto em diversos níveis de magnitude.

Escala Richter
Efeitos do Terremoto
Menos de 3,5
Geralmente não é sentido, mas pode ser registrado
3,5 a 5,4
Frequentemente não se sente, mas pode causar pequenos danos
5,5 a 6,0
Ocasiona pequenos danos em edificações
6,1 a 6,9
Pode causar danos granes em regiões onde vivem muitas pessoas
7,0 a 7,9
Terremoto de grande proporção, causa danos graves
de 8 graus ou mais
Terremoto muito forte. Causa destruição total na comunidade atingida e em comunidades próximas.

. Esta tabela é "aberta", portanto não é possível determinar um limite máximo de graus.
. Ainda que cada terremoto tenha uma magnitude única, os efeitos de cada abalo sísmico variam bastante devido à distância do terreno, às condições das edificações e de outros fatores.
Obs.: De um número para outro, na escala, o crescimento é geométrico.

0 comentários :

Postar um comentário