Social Icons

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Superpopulação mundial

O planeta próximo dos 7 bilhões de habitantes
Imagine um placar que se movimenta ao ritmo de um cronômetro. No final da noite de sexta feira, ele apontava 6.895.016.513: é o número de pessoas que vivem na Terra.
Prestes a alcançar 7 bilhões (entre este ano e 2012), a cifra chama a atenção para a superpopulação mundial.
A estimativa acima é do censo americano, segundo o qual a população chegará a 7 bilhões só em 2012. A equação: cinco pessoas nascem por segundo, enquanto outras duas morrem. O planeta tem 432 mil novos habitantes a cada 24 horas.
Para demógrafos que tentam precisar a identidade do bebê número 7 bilhões, seria um garoto indiano nascido no Estado de Uttar Pradesh em 31 de outubro. São o gênero, nacionalidade e data mais prováveis, considerando que a Índia tem a maior natalidade mundial, 27 milhões de bebês por ano. Mas quantas pessoas, afinal, podem viver na Terra? Sequer o especialista em população Joel Cohen, autor do livro Quantas pessoas o mundo pode suportar, sabe.
- Escrevi o livro achando que responderia à questão. Descobri que esta pergunta é irrespondível no nosso nível de conhecimento atual – disse.
A resposta depende do uso que fazemos dos recursos naturais. Há comida suficiente no mundo para nos alimentar até 2050, revelou um estudo recente de órgãos franceses.
No mesmo estudo, uma conclusão - e alerta contra a desigualdade: os países ricos devem parar de consumir tanto.

Fonte: Zero Hora, 23/01/11, pg18.





0 comentários :

Postar um comentário