Social Icons

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Movimetos Migratórios

Os movimentos migratórios são caracterizados por dois aspectos principais: a saída, também denominada emigrações, e a entrada, denominada imigração. Usualmente são divididos em movimentos externos (entre paises ou continentes) e internos no (interior do país).

Externos
As décadas finais do século XX foram marcadas pela intensificação dos movimentos migratórios entre países e entre continentes. A ONU calcula que em 2000, 175 milhões de pessoas viviam fora da terra natal, em torno de 3% da população do planeta. Os princiapis motivos destas migrações foram as desigualdades sociais, econômicas, culturais e geopoliticas entre várias regioes do mundo, provocadas pela globalização, e uma série de conflitos localizados.
Amaioria dos migrantes abandonam seus países de origem, de forma voluntária, e não forçada, majoritariamente buscam melhores condições de vida. Os países desenvolvidos são o destino principal dos migrantes que provêem principalmente dos países subdesenvolvidos.

Internos
Exodo rural: movimento migratório que se realiza apartir do deslocamento de pessoas do campo para a cidade. Nos países desenvolvidos, esse movimento está associado ao processo de industrialização e necessidade de mão de obra nas cidades; nos países subdesenvolvidos, está associado à crise da agricultura.
Transumância: movimento sazonal (ocorre sempre na mesma época do ano, regularmente) associado a periodos de colheitas, de muito frio e seca, etc.
Nomadismo: caracterizado pela alternância constande de locais de moradia (habitação não fixa) geralmente por povos primitivos que, dependentes dos fatores naturais para sua sobrevivência, mudam-se em busca destes.
Migração pendular: movimento comum em regioes metropolitanas. É um movimento diário que normalmente ocorre em função do trabalho.

0 comentários :

Postar um comentário