Social Icons

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ArcGIS

ArcGIS é o nome de um grupo de programas informáticos e que constitui um Sistema de informação geográfica. É produzido pela ESRI. No ArcGIS estão incluídos:
• ArcReader, que permite ver os mapas criados com os outros produtos Arc.
• ArcView, que ver dados espaciais, criar mapas, e performance básica de análise espacial.
• ArcEditor que inclui toda a funcionalidade do ArcView, inclui ferramentas mais avançadas para manipulação de shapefiles e geodatabases.
• ArcInfo, a versão mais avançada do ArcGIS, que inclui potencialidades adicionadas para a manipulação de dados, edição e análise.
Informações do produto
A última versão do ArcGIS é a 9.3. A ESRI tem uma parcela dominante do mercado de software de SIG, havendo um uso do seu software por cerca de 77% dos profissionais da área.
O lançamento do ArcGIS constituiu uma grande mudança nas vendas de software da ESRI, alinhando todos seus clientes e servidores sob uma única arquitetura de software , desenvolvida usando a base do Windows e desenhado para armazenar dados no formato geodatabase.
O ArcGIS Desktop foi desenvolvido para combinar o esquema de uso do ArcView 3.x com a funcionalidade completa disponível nos produtos posteriores da ESRI, como o ArcINFO 7.x.
Outra grande diferença é a linguagem de programação disponível para personalizar ou estender o software para as necessidades do usuário. Na transição para o ArcGIS, a ESRI aumentou o suporte a aplicações específicas de linguagem de script (Arc Macro Language - AML) em favor das Visual Basic for Applications e acesso aberto aos componentes ArcGIS usando padrões Microsoft.
O ArcGIS 9.x inclui um desenvolvimento de geoprocessamento que permite a execução das tradicionais ferramentas de processamento SIG (como clipping, overlay e análise espacial) de modo interactivo, ou de qualquer linguagem script que suporte padrões COM. Embora a mais popular destas seja a Python, outras também têm sido usadas, especialmente Perl e VBScript. O ArcGIS 9 também inclui uma programação visual por diagramas chamada ModelBuilder, que permite aos usuários utilizar ferramentas de geoprocessamento com links gráficos chamadas models.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasil
  • Geo.NET - portal de suporte e tutoriais do ArcGIS
Portugal
Mundo
Tutoriais

0 comentários :

Postar um comentário