Social Icons

domingo, 14 de outubro de 2012

Material do Projeto RADAM

O Projeto RADAM, ou Projeto RADAMBRASIL, foi responsável, nos anos 70 e 80, pelo levantamento dos recursos naturais de todo o território brasileiro, 8.514.215 km2.  A equipe que realizou este levantamento e todo o acervo técnico encontram-se, atualmente, incorporados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
São 38 Volumes, destes 38, 34 Volumes (de 1 a 34) foram publicados em meio convencional (papel), no período compreendido entre os anos de 1973 e 1987. Estes mesmos 34 volumes foram relançados em meio digital, no final do ano de 2003, através de CD-Rom, sendo 1 CD para cada um dos Volumes.

Informações sobre o projeto RADAM (Site de antigos funcionários)
Download das publicações (Biblioteca do IBGE)

domingo, 7 de outubro de 2012

O Relâmpago Catatumbo

Relâmpago Catatumbo à noite.
O Relâmpago Catatumbo (em espanhol Relámpago del Catatumbo) é um fenômeno atmosférico da Venezuela. Ocorre estritamente em uma área localizada sobre a foz do rio Catatumbo onde ele deságua no Lago de Maracaibo. A luminosidade dos relâmpagos pode ser vista por vários quilômetros de distância e é usada como um farol natural há séculos, sendo conhecida como “Farol de Maracaíbo”.
Este fenômeno origina-se de uma massa de nuvens de tempestade que cria um arco voltaico em mais de 5 km de altura, durante 140-160 noites por ano, 10 horas por dia e até 280 vezes por hora. A confluência de ventos frios vindos dos Andes e ar úmido e quente que sobe do terreno pantanoso do Lago Maracaíbo pode ser o fator que contribui para este fenômeno único.
A região também é considerada um dos maiores geradores de ozônio do mundo. A decomposição de matéria orgânica no lago e região pode ainda gerar uma alta concentração de metano na atmosfera conferindo uma importância ecológica ainda maior pela interação deste com a alta incidência de descargas elétricas.