Social Icons

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tempestade na África vista do espaço


Este vídeo foi feito pela tripulação da Expedição 30 a bordo da Estação Espacial Internacional. A seqüência de imagens foi tirada 29 de dezembro de 2011 20:55:05-21:14:09 GMT, em uma passagem de sobre a África central, perto do sudeste de Níger, ao sul do Oceano Índico, a sudeste de Madagascar. A passagem total é sobre o sul da África até o oceano, com foco dos relâmpagos das tempestades locais e da Via Láctea erguendo-se sobre o horizonte.
A Via Láctea pode ser notada como uma faixa nebulosa de luz branca no início do vídeo. A passagem continua a sudeste em direção ao Canal de Moçambique e Madagascar. O Cometa Lovejoy pode ser visto muito levemente perto da Via Láctea. A passagem termina enquanto o sol está nascendo sobre o mar escuro.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GxH3Pnknhps

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coleção de livros da FFLCH Edições

Uma coleção gratuita de livros que realmente vale a pena dar uma conferida. Os livros estão dispostos para download (todos em pdf). Conforme a FFLCH "Uma leitura crítica destas obras revela a potência não só para o desvendamento do mundo moderno, como permitem atualizar a utopia."

Alguns títulos interessantes:
O Espaço Urbano de Ana Fani Alessandri Carlos, Modo Capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária de Ariovaldo Umbelino de Oliveira, O lugar no/do mundo de Ana Fani Alessandri Carlos, A Construção do Patrimônio Natural de Simone Scifoni e Ecoturismo: uma indústria sem chaminé de Paola Verri de Santana.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Livro Geossistemas

A sétima edição é a primeira a ser traduzida em em português do Brasil. Em suma o livro define toda a geografia física oferecendo o que há de mais atual na organização dos sistemas da Terra. Cobre tópicos, como: sistemas atmosfera-energia, água, clima e sistema meteorológico, a interface terra-atmosfera, solos, ecossistemas e biomas, e oferece uma integração única da relação Humanos-Terra. Desde a primeira página, o estudante é atraído para a fascinante  geografia física contemporânea e para o desafio de explorar o planeta Terra. É também utilizado imagens de satélite e de sensoriamento remoto detalhadas, informação estatística, excelente cartografia e fotografias, o livro oferece uma forma única de estudar a geografia física!

Autor: Robert W. Christopherson
Detalhes: Grupo A