Social Icons

sábado, 10 de setembro de 2011

As camadas da Terra

O planeta Terra é constituído por diversos setores ou ambientes, alguns dos quais permitem acesso direto, como a atmosfera, a hidrosfera (incluindo rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras), a biosfera (conjunto dos seres vivos) e a superfície da parte rochosa.
O aumento da temperatura no interior da Terra em 1° C a cada 33 metros de profundidade nas camadas superficiais é chamado de grau geotérmico. No entanto, a temperatura não continua a aumentar nessa proporção até o centro da Terra, a 6.400 km. Calcula-se que no interior da Terra a temperatura chegue a 4.000° C. Também por este motivo, os estudos diretos sobre a constituição interior da Terra ainda são pouco significativos. Para termos um parâmetro, as perfurações de poços de petróleo atingem, em média, cerca de 10 km de profundidade. Uma profundidade pouco reveladora em relação aos 6.400 km que separam a superfície do centro do núcleo terrestre.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Série - Espaçonave Terra

Espaçonave Terra (Tous Sur Orbite, no original francês) é uma série de televisão produzida na França em 1996 cuja proposta é de, através de animação computadorizada, acompanhar a trajetória do planeta Terra durante uma translação ao longo das 52 semanas de um ano terrestre. Relacionando movimentos celestes com o nosso dia-a-dias são estudadas, por exemplo, a relação da luz solar com as estações do ano e a relação das fases da lua com o fenômeno das marés. No Brasil, a série é exibida pela TV Escola. Em 2004, a série foi lançada em DVD atualizados, na França.