Social Icons

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma nova forma de capitalismo

Começa a surgir uma nova era no capitalismo: o coop-capitalismo, uma forma mais cooperativa de encarar o mundo. Pelo menos é o que diz Noreena Hertz, uma das maiores teóricas desse assunto. Ela é uma influente economista inglesa, que preconiza urna mudança no pensamento econômico, depois da última crise financeira: o início de uma nova era econômico-política com uma cara mais humana. Uma mudança demorada, mas irreversível.
Noreena já foi consultora de muitos governos e hoje dirige o Centro para Negócios Internacionais da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Nos seus estudos, ela mistura economia, sociologia, antropologia e ciências comportamentais.
Já publicou vários livros, entre os quais A conquista silenciosa, onde criticava os superpoderes das multinacionais e O planeta em débito, onde defendia uma reforma no Banco Mundial e FMI e previa a crise que aconteceu.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A força dos países emergentes na economia mundial

Em 2001, o economista Jim O´Neil, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, realizou o estudo “Building Better Global Economic Brics” (“Construindo uma melhor economomia global Brics”, em tradução livre), em que se destacaram os países que compõem o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e, desde meados de abril, também a África do Sul), devido ao papel de destaque que apresentam no cenário mundial, por conta do rápido desenvolvimento de suas economias. De acordo com a pesquisa, o potencial econômico desses países pode transformá-los nas quatro economias dominantes do mundo, até 2050 (a avaliação foi feita antes do ingresso da África do Sul no bloco).

terça-feira, 19 de julho de 2011

Fontes para cartografia

Pacote de fontes de texto para facilitar a vida na edição de mapas, algumas delas são: ESRI Cartography, Weater, Cartographer SSI, ITC Officina sans, Trebuchet MS, etc. o tamanho do arquivo é 1,73mb e compactado em rar.
Para instala-las abra cada fonte com o WinRar e extraia para a pasta C:\Windows\Fonts.