Social Icons

sábado, 14 de maio de 2011

Tsunami ou maremoto?

Do ponto de vista etimológico, conforme percebeu o escritor Evaristo Eduardo de Miranda, no seu livro Animais interiores, nadadores e rastejantes (Loyola, 2004), há um certo paradoxo na formação da palavra japonesa. Se tsu é "porto" e nami significa "ondas", ou seja, "ondas de porto", cabe perguntar: as ondas se ancoram ao porto ou é o porto a se ancorar nas ondas? Fonte
O termo "maremoto" (do latim: mare, mar + motus, movimento), designa o mar em agitação. O maremoto é causado por um sismo no fundo do mar.
Alguns autores explicam que um tsunami, a onda gigantesca, em geral provém de um maremoto. Para outros maremoto ou tsunami podem designar a mesma coisa. Na verdade tsunami (onda de porto) nada mais é do que um maremoto (mar em agitação) que chegou na costa.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Diferença entre êxodo e migração

Êxodo quer dizer: emigração de todo um povo ou saída de pessoas em massa, como, por exemplo, o êxodo dos judeus ou o êxodo rural. A palavra êxodo vem do grego éksodos, ou, "passagem, saída; marcha, partida; expedição militar; procissão, cortejo, pompa", pelo latim exŏdus, "a saída dos hebreus do Egito; livro bíblico que trata desse assunto".
Quanto a migração, trata-se de movimentação de entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduo ou grupo de indivíduos, geralmente em busca de melhores condições de vida. Essa movimentação pode ser entre países diferentes ou dentro de um mesmo país. Este termo vem do latim migratĭo,ōnis, "passagem de um lugar para outro, emigração".