Social Icons

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

El Niño e La Niña

Em anos normais, sem a presença do El Niño ou La Niña, as águas do Oceano Pacífico Equatorial Oeste são mais quentes do que junto à costa oeste da América do Sul, onde as águas do Pacífico são um pouco mais frias.
A circulação do ar que sobe no Pacífico Equatorial Central e que vai para o leste em altos níveis da atmosfera e desce no Pacífico Leste, em conjunto com os ventos alísios em baixos níveis da atmosfera, formam o que os meteorologistas chamam de Célula de circulação de Walker.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma alternativa para se orientar

Podemos nos orientar através de bússolas ou estrelas, mas sempre é bom saber um pouquinho mais sobre orientação. Em uma noite nublada no meio de uma mata, sem bússola e sem referencia alguma, como você pode se orientar? Pois aí vai uma dica muito importante:
> Descasque pequenas partes ao redor de uma árvore ou observe se um lado da árvore tem mais musgo que o outro.
> Se descascar e você estiver no hemisfério sul a parte mais fina da casca será o norte, se estiver no hemisfério norte a parte mais fina da casca será o sul.
> Se a árvore tiver musgo, observe que se você estiver no hemisfério sul o lado sul da árvore terá mais musgos, se estiver no hemisfério norte ao lado norte terá mais musgos.
OBS.:É importante saber em que hemisfério você está e não estar na linha do equador ou nos pólos; é claro.
Lógica: as árvores têm a casca mais grossa e mais musgos no lado mais úmido, ou seja, no lado em que recebe menos incidência dos raios solares.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Expressões "esquerda" e "direita" na política

"Esquerda" se refere ao conjunto de indivíduos ou grupos políticos partidários de uma reforma radical na sociedade que, no nosso século, se traduziu como o desejo de uma revolução socialista. Esse termo surgiu na época da Revolução Francesa (1789), pois na Assembléia Nacional francesa os representantes do terceiro estado (a burguesia e o povo, que exigiam mudanças políticas, econômicas e sociais) sentavam-se à direita. Assim o termo "esquerda" passou a designar as pessoas que desejam e lutam por mudanças sociais, políticas e econômicas, em oposição a "direita", designativo daqueles que defendem a permanência da ordem social vigente.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Placas solares

A inclinação das placas ou coletores solares pelo mundo são diferentes devido a diferença de incidência solar nas diversas partes do planeta.
Uma boa formula de inclinação necessária para melhor aproveitamento dos raios solares é: Latitude do local + 15°. Exemplo: Porto alegre está na latitude 30° sul, consequentemente a inclinação da placa solar será de 45° virada para o norte.
Observe as características das placas solares pelo mundo: