Social Icons

domingo, 17 de janeiro de 2010

Como saber a distância de uma trovoada?

Uma vez que o som e a luz se deslocam através da atmosfera a velocidades muito diferentes, pode estimar-se a distância da trovoada através da diferença de tempo entre o relâmpago (luz) e o trovão (som). A velocidade do som no ar é de aproximadamente 343 m/s. A velocidade da luz é tão elevada (± 300.000 km/s) que a transmissão da luz pode ser considerada instantânea. Portanto, multiplicando 343 pelo número de segundos de diferença entre o raio e o trovão obtém-se a distância da trovoada em metros.

Exemplo
Diferença de tempo entre raio e trovão: 3 segundos Distância entre você e a trovoada:
3×343 = 1.029 metros = aproximadamente 1 km de distância

sábado, 16 de janeiro de 2010

Projeções Cartográficas

A rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa constitui o que chamamos de projeção cartográfica. Sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos.
Mesmo possibilitando uma representação mais precisa e mais organizada da superfície terrestre, o uso das projeções pode causar distorções. Cabe ao cartógrafo decidir qual é o tipo de projeção mais apropriado para o mapa que vai construir.
Os principais tipos de projeção mantêm os aspectos mais importantes para a elaboração de um mapa, que são a distância, a forma e os ângulos. Nenhuma projeção consegue manter esses três elementos ao mesmo tempo. Dessa forma, podemos considerar projeções:

sábado, 9 de janeiro de 2010

Netpas Distance 2.5.2598

É o melhor programa para o cálculo de rotas marítmas, suportando 10.000 portos no mundo todo e 50.000.000 tabelas de distância. Calcule a rota mais curta entre dois portos num mapa mundi. Edite rotas de acordo com a sua preferência e desenhe novas rotas dentro do programa. Você pode controlar o mapa inteiro durante os cálculos.
Se houver um porto, que não esteja disponível informe a empresa (utilize a seção apropriada dentro do programa) - ela garante que no máximo em 5 dias úteis ele constará no software.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dicas da arquitetura bioclimática de acordo com o clima

A Arquitetura Bioclimática ou Construção Sustentável é energeticamente mais eficiente, logo beneficiará a classificação da Certificação Energética pela sua minimização de necessidades de energia para climatização. Os conceitos passivos não encarecem a construção, pois trata-se de conceitos da Arquitetura tradicional como o aproveitamento do Sol, vento e água para a iluminação, aquecimento e proteção do calor dos edifícios. Fonte.
Através das imagens abaixo é possível ter as informações básicas da arquitetura bioclimática de acordo com os climas temperado, tropical seco e tropical úmido.